Raquel Trentin

raqueltrentin

Raquel Trentin Oliveira é professora associada da Universidade Federal de Santa Maria-RS, Brasil, integrante da linha de pesquisa “Literatura, cultura, interdisciplinaridade” (PPGL/UFSM), e uma das líderes do Grupo de Pesquisa “Literatura, linguagem, memória” (Diretório de Grupos do CNPq). Nessa Universidade, tem lecionado disciplinas de Literatura Portuguesa e de Teoria da Narrativa e orientado dissertações e teses dedicadas à literatura portuguesa moderna e contemporânea.

Na UFSM, sob orientação da profª. Dr. Sílvia Paraense, defendeu a dissertação “Murmúrios de uma vivência: metáfora literária da efemeridade histórica” (2003), sobre romance de Lídia Jorge, e a tese “A configuração do espaço: uma abordagem de romances queirosianos” (2008), publicada em livro sob o título Eça de Queirós e o Espaço Romanesco (2014, EDIPUC, Porto Alegre, RS). Concluiu, em 2014, o estágio de pós-doutorado “Vozes e perspectivas no romance português contemporâneo”, com bolsa CAPES, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, sob a supervisão do Prof. Dr. Carlos Reis.

É integrante da Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa (ABRAPLIP) e do Grupo Eça. Entre as últimas e principais produções, estão: o ensaio “Dinâmicas da figuração da personagem em António Lobo Antunes”, Revista Colóquio. Letras (v.199, 2018); o artigo “Perspectivas estruturantes: contribuições da narratologia pós-clássica para o estudo da focalização narrativa”, Revista da ANPOLL (v.1, 2016) e o livro Literatura na escola: teoria, prática e (in)disciplina (organizado em conjunto com os colegas Marcus de Martini e Renata Farias de Fellipe, Santa Maria: UFSM - PPGL Editores, 2016).

Alberto Soares (Aparição)

António dos Santos Lopes (Manhã Submersa)

Jaime Faria (Alegria breve)

João/Mónica (Em nome da terra)